Partilhar
domingo, junho 07, 2009

museu vinho bairrada

O convite para visitar o Museu Vinho Bairrada havia chegado alguns dias antes, uma gentileza no meu amigo Pedro Dias, director do Museu que a Câmara Municipal da Anadia desde há muito havia sonhado e que em tempos recentes se concretizou. Aliás, o convite havia sido feito para a inauguração da exposição permanente da “Colecção de Saca-Rolhas”, uma das melhores cinquenta de todo o mundo, e constituída em vida pelo comendador Adolfo Roque.

Na impossibilidade de ter estado presente na inauguração da referida exposição foi agora a oportunidade de em boa companhia ir retribuir a gentileza do convite, por isso lá seguimos para terras do leitão assado e do famoso vinho bairradino.

Muito antes de chegarmos ao Museu Vinho Bairrada já os vinhedos em todo o seu esplendor verdejante nos davam as boas vindas e nos recordavam passeios vínicos realizados na região em tempos anteriores, à altura voltados para os espumantes das Caves Aliança, lá por terras de Sangalhos.



Pedro Dias que teve a amabilidade de nos acompanha em toda a visita ao Museu, visita guiada ao mais alto nível, diria eu com alguma vaidade, foi-nos pondo ao corrente das políticas culturais e de integração na região que pretendem efectuar através da acção museológica, especialmente com a realização de diversos eventos de cariz cultural e de exposições de artes plásticas, se possível envolvendo o conceito “o vinho”.

Neste momento decorrem as exposições temporárias de:
Paco Pestana : IVA INCLUIDO: AMÉN (de 23 de Maio a 31 de Outubro de 2009)
Rico Sequeira: ILUMINAÇÔES E SOMBRAS EM HONRA DO VINHO (de 23 de Maio a 31 de Outubro de 2009)

Percorremos depois toda a zona de exposição permanente do Museu onde podemos apreciar variadíssimas peças relacionadas com a vinha e com o vinho, algumas delas autênticas raridades como é o caso de um lagar de pisa de uva todo construído em madeira e que deve datar de cerca do séculos XVII/XVIII.



Um circuito de grande interactividade mostra-nos as diferentes fases do ciclo do vinho distribuídas pelas seguintes áreas:
A Vinha
A Vindima
Vinificação – Caves e Adegas
Vinificação – Espumante
Prova de Vinhos
Roteiro Turístico da Região


No final deste circuito de encantamento encontramos a exposição permanente da Colecção de Saca-Rolhas do Comendador Adolfo Roque, cedida por vontade do próprio em vida e por protocolo estabelecido com os herdeiros ao Museu do Vinho Bairrada.



a maior taça de espumante do mundo "flute"




Museu Vinho Bairrada
Av. Eng. Tavares da Silva
3780 - 203 Anadia
Telefone: 231 519 780
[encerra às segundas-feiras]

Etiquetas: ,


Comments:
Tens uma lembrancinha na Casa da Mariquinhas.
Queres ir buscar?

Feliz Domingo

Beijinhos
Mariazita
 
Estou fazendo uma campanha de doações para meu projeto da minibiblioteca comunitária e outras atividades para crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todas as pessoas de bom coração,pode doar de 5,00 a 20,00.Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com
 
Querida Mariazita
Muito grato pelo teu miminho. Lá passarei para o recolher.
Beijinhos.
 
Amiga AnaReis
O registo aqui fica com amizade.
Beijinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?