Partilhar
sábado, julho 18, 2009

na galé dos manos

Eles são sempre os mesmos…

imagem gentilmente cedida por VictorN

Um ano e dez dias depois voltaram ao “local do crime” com a mesma intenção de sempre: degustarem na tranquilidade duma casa de comeres - localizada naquela franja de território alfacinha onde outrora as “hortas” estavam paredes meias com os palácios senhorias – um arroz de peixe, já aprazado do dia anterior.

Às entradas os comensais não se fizeram rogados a umas tacinhas de manteiga batida com salsa e alho na consistência esperada para espalhar nas tostas que as acompanhavam e um queijo especial aquecido em azeite com orégão de “comer e chorar por mais”. E ainda… uns mexilhões em vinagreta exclusiva com um sabor de “truz”.


O prato de substância, Arroz de Cherne, veio para a mesa num tacho de quatro doses, quantidade abastada para os seis comensais, que ao retirar da tampa se transformou numa fonte de cheiros de mar e de maresia e nos surpreendeu pela cobertura que trazia de muita alegria para os olhos, pleno de rosados camarões.

Os aromas do mar eram devidamente sublinhados com as ervinhas aromáticas que ajudam a condimentar o arroz, a salsa, os centros e muitas outras que pouco a pouco o palato ia identificando e que só uma cozinha séria e competente pode conseguir.


No final, depois de os mais gulosos terem degustado uma das diversas “sobremesas da casa”, e a acompanhar o café que na tradição portuguesa “encerra” o majestoso repasto, o senhor Jaime serviu-nos um “chiripiti” ou outro nomeado “…piti”, ajuda de uma digestão perfeita.


À vossa saúde na

A Galé dos Manos
Estrada do Calhariz de Benfica, 182 – Lisboa
Marcações: 217 742 817
Encerra Sábado de tarde e Domingo

Etiquetas:


Comments:
...deixemo-nos de comentários. Temos é de voltar!
 
O Vicktor é um mestre a descrever pantagruélicas iguarias! Palavra de honra, que me fez crescer água na boca, nada mais me resta, agora, que não seja engoli-la, algo contrafeita, já que sabe a nada!
 
subscrevo as palavras de Milu :)
 
E para o ano a trepadeira das flores lilás vai estar maior...
bjs
 
Amigo Victor

Nem mais... é já a seguir!!!
Que tal uma "cabidela de galinha"??? É de aproveitar enquamto há "xiripiti" por lá.

Um abraço.
 
Querida Milu

Muito obrigado pelo "mestre" que é um carinho teu.

Realmente um "sítio de comeres" espectacular.

Beijinho.
 
Querida Fatyly

A não perder mesmo... bom temos que atender à excelente companhia que por lá "arrasou".

Beijinho.
 
Querida Lilá(s)

É verdade... maravilhosa companhia, excelente degustação... em pano de fundo a compôr o cenário aquelas maravilhosas flores de tons de lilás.

Beijinho.
 
Valha-nos Deus !
Mas, oh! Viktor isto são conselhos que se dêem nestes tempos de dietas para caber dentro do bikini? Não há direito !
Bom, não faça caso do parágrafo anterior, isto só a inveja e a fome a falar. Toma-se nota do local e a seguir passa-se por lá um dia destes de mansinho .
Um abraço
 
Querida Nocturna

Nada disso... é uma degustação para estes tempos de veraneio... acho que os graminhas a mais desta refeição nem efeitos tinham num triquini quanto mais num biquini...

De qualquer modo recomendo mesmo....

Beijinhos.
 
... quase passei batido neste texto, are baba,Vicktor!! essa tal xiripiti ou piti aqui pra nós soa meio estranho ,porque "dar piti" é fazer escandalo e foi só o que deu vontade de fazer vendo os apetitosos pratos rsrsrs
Abracinhos de afeto
 
Querida Lis

Foi uma degustação maravilhoso. E o xiripoti é "alcunha" dada a um digestivo exclusivo da casa.

Agora quero-te dizer que nesse grupo de comensais esta uma brasileira e está alguém que também conheces bem....

Beijinhos.
 
Vicktor, o amor entre Portugal e Brasil já vem rendendo muitos frutos desde a chegada das caravelas a essas terras maravilhosas, época em que Portugal e Espanha exploravam o oceano (as gdes navegações),em busca de novas terras, e quis Deus que fosse Portugal o colonizador doo povo indigena que já se encontrava aqui( vindo nao sei de onde...)rsrsrsr E, daí essa sintonia entre brasileiros e portugueses me trouxe voce, seu blog de ideias que é um deleite e outras tantos blogs que estou amando e nao quero perde-los mais de vista.
Que bom ter uma brasileira no grupo de "degustação", pudesse e iria juntar-me a voces,também.E quem é mais alguém , que conheço bem? diga-me aí., rsrsrs
Desculpe o tamanho da "carta".
Bjs
 
Querida Lis

Todo esse relacionamento entre portugueses e brasileiros está já nos nossos genes, mas na verdade, poder-se-ia, ainda fazer muito mais. Na minha opinião, quem muito tem feito desinteressadamente por esta aproximação que um dia será total, têm sido os blogueiros.

Como gostamos de conversar os dois, a conversa vai continuar... vê lá se descobres na imagem uma pessoa em cujo blogue eu sei que gostas de comentar... um blogue que sei que amas.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?