Partilhar
domingo, julho 26, 2009

minha terra é meu sentir

Vivo na terra para onde desejei vir viver e não naquela onde nasci. Aliás a terra onde nasci nada tem, hoje em dia, a ver com a aldeia onde vi a luz do dia. Como já tenho escrito na Oficina das Ideias sou saloio, com as origens lá para as longínquas paragens do Egipto donde imigraram os meus antepassados por parte da minha mãe. Do lado do meu pai sobra em mim o sentir nómada dos magiares.

Na minha terra, adoptiva podem muitos dizer, que eu afirmo ser do coração, habituei-me a conhecer os sítios e as gentes. Como os sítios se desenvolveram ao ritmo das civilizações, tantas vezes contrariando aquilo que sentimos ser o desígnio telúrico, mas seguindo o ritmo dos tempos. As gentes, conhecendo as suas origens, os seus anseios, a evolução do pensamento, tantas vezes com falta de genuinidade.

Resulta tudo isto de uma globalização que muito tem de financeira e económica e tão pouco de solidariedade; Duma pressão constante dos “média” que formatam os pensares ao jeito das classes dominantes; Dum permanente apelo à competitividade que destrói, muitas das vezes, os mais profundos laços de amizade e de fraternidade.

Tenho uma paixão pela minha terra somente comparada à que tenho pelas mulheres “tous les femmes sont belles”, pelas flores silvestres e de jardim e pelos meus entes mais queridos. Admito que tal sentir por vezes me tolde a razão e me leve a perdoar alguns defeitos que tem e que eu não encontro.

Mas esta paixão de mais de 30 anos pela minha terra é fruto de a ter sentido crescer, evoluir, ser cada vez mais bela, por dentro e por fora, alegrando o meu olhar a cada pormenor que todos os dias descubro no seu todo.

A minha terra tem o mais belo céu azul de todos o universo, o mar mais cúmplice que do azul água ao mais profundo esverdeado, já lhe encontrei tonalidades de lilás, deixa transparecer todos os seus sentimentos, um rio de sonho que traça esses no seu caminhar até se diluir no mar adoçando-o, tem uma frondosa mata de verde pintada que extasiou reis e rainhas, príncipes e princesas, e o Povo que nela encontrou o seu sustento.

E tem a Lua… crescente, levantina como hoje está e que me traz das terras do sul olhares profundos de moiras encantadas e afecto em açafate de aromas de cores de sabores no braço da Sherazade dos tempos modernos que caminha com requebros sensuais músicas de magia.

Sou nómada dos caminhares e sentires, percorro veredas do mundo sem parar, pisco o olho aos saberes e também ao sabores mas não troco a minha terra por nenhuma outra, porque a minha terra tem GENTE! Que soube construir um património ímpar, a cultura da solidariedade...



[vivo na Charneca de Caparica, concelho de Almada, à beira do Mar Atlântico, com o Monte da Lua à minha direita e o Barbárico Promontório à minha esquerda]

Etiquetas:


Comments:
A nossa terra é sempre linda! Beijos.
 
Vicktor, amigo
Igual a esse amor que voce cantou em prosa , só conheço um ,tao lindo quanto este e peço-te permissão pra te entregar aqui,como homenagem a esse amor que todos sentimos pelo chão que nos acolhe:
" Minha terra tem palmeiras
onde canta o sabiá
as aves que aqui gorjeiam
nao gorjeiam com lá

Nosso ceu tem mais estrelas
nossas várzeas tem mais flores
nossos bosques têm mais vida
nossa vida mais amores

Nao permita Deus que eu morra
sem que eu volte para lá
sem que desfrutes os primores
que nao encontro por cá
Sem que aviste as palmeiras
onde canta o sabiá."

Total nostalgia de um brasileiro exilado na Europa, com saudades de casa. ( Gonçalves Dias).
Muito lindo, tal qual a singeleza da sua declaração de amor a sua terra adotada,como dizes.
Bravo,Vicktor,de novo dizendo o quanto gosto de te ler.
Desculpe , ter alongado. Abraços
 
O texto como sempre inspirado e bem conseguido.
Mas, deixa que te diga, finaliza na perfeição, foi assim que o senti...perfeito!
(estou a referir-me ao que escreveste entre parêntesis)

Beijinos
 
Querida Paula

Tens toda a razão... deverá ser sempre o sentir de cada um de nós.

Beijinhos.
 
Querida Lis

Nunca peças desculpa pelo prazer que tenho da tua escrita aqui na Oficina. Nunca é longo um texto quando desejamos ler ainda mais.

Grato pela tua partilha, maravilhosa sem dúvida e que irei guardar com carinho.

"Nosso céu tem mais estrelas" e cada estrela é uma luz que nos protege e dá energia....

Beijinho.
 
Querida MagyMay

Nestas terras de charneca, que assim já o foram, e que agora se vai alindando te envio um beijinho de gratidão pela tua bonita presença nesta modesta Oficina.

Beijinho.
 
Mais um texto lindíssimo que revela a qualidade do teu sentir, a solidariedade de que és feito, o ser benfazejo que em ti habita.Fizeste da Charneca da Caparica a tua terra e olha-la com carinho, com afeição, com simpatia. Gentes ternas e verdadeiras contribuíram para isso.

Bem-hajas, Victor! És um ser humano muito, muito rico.

Beijinhos
 
Querida Isabel

Por vezes deixas-me sem palavras...

Tento ser solidário e distribuir afectos mas sinto que muitas vezes falho. És tu e mulheres fantásticas como tu que me vão ajudando a melhorar.

E a aprender...

Beijinho.
 
Amigo Vicktor,

Adorei este seu texto. É lindo e diz muito do meu sentir.

António Botto já dizia em tempos idos: "... ninguém ama a sua terra por ser grande, mas por ser sua..." e é mesmo assim.

É qualquer coisa que não se explica, sente-se e vocês descreveu-a aqui de uma forma maravilhosa
 
Querida Sara

António Botto era um poeta enorme mesmo quando escrevia em prosa.

No fundo nós somos fruto do húmus da nossa terra e ela resulta da forma como acariciarmos a sua alma.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?