Partilhar
quinta-feira, agosto 06, 2009

as ruas floridas de redondo

O papel, a cor e a criatividade deram as mãos na vontade das gentes do Povo e nasceu como fruto desse labor a harmonia e o encantamento sentidos pelas pessoas que rua abaixo rua acima em número de muitas centenas, milhares mesmo, trouxeram animação aos pacatos arruamentos da Vila de Redondo.

As ruas ganharam cor com milhares de flores de papel pacientemente executadas pelas mulheres de cada “comissão de rua” - e contámos trinta e uma – para responderem ao tema que lhes foi atribuído.




Temas tão variados como sejam “A Aldeia de Asterix” na zona fronteira ao Tribunal, a “Boutique das Noivas” numa das ruas que desce desde o largo da Porta do Castelo, passando pela rua dedicada a “África” ou às “Máscaras de Veneza”.




A rua do “Bar da Praia” lembra a nostalgia sentida pelas gentes do interior alentejano relativamente à Costa Atlântica, tão perto utilizando as modernas estradas e tão longe devido às barreiras culturais e de hábitos de vida. Também a principal actividade da região, pelo menos a mais emblemática, está presente na rua da “A Olaria de Redondo”.

Embora para bem saber sobre esta arte da olaria que remonta na região aos tempos da presença do Império Romano nada melhor do que visitar o Museu do Barro recentemente inaugurado, situado no Convento de Santo António da Piedade, já fora das muralhas do Castelo depois de sairmos pela Porta da Ravessa.



Museu do Barro
Alameda de Santo António – Redondo
Telef. 0351.266989216


Em despedida deste dia de sonho voltamos às “Ruas Floridas” para naquela que é dedicada a “O Parque de Diversões Infantis” recordarmos outros tempos e outras brincadeiras, sempre em trabalhos mágicos de flores de papel. Escrevemos este apontamento, como singela partilha do muito que nos foi dado apreciar.


Etiquetas: , ,


Comments:
Gostava de ir ao Redondo ver as ruas floridas mas não tenho disponibilidade nenhuma neste momento apesar das férias. Conheci em tempos um artesão natural do Redondo, o Senhor Martelo, que fazia os pratos mais bonitos que já vi.

Que saudades desse Alentejo que eu tanto amo.

Beijinhos

Bem-hajas!
 
Fui várias vezes ao Redondo em serviço e foi uma das vilas que mais gostei. Há muito que não vou lá e gostei de ler este teu post já que desconhecia esta tradição.

Beijos
 
Qurida Isamar

Sim... da Olaria Martelo! Os pratos pintados no Redondo são realmente lindos...

A loiça vermelha, a utilitária, era levada pelos almocreves que de monte em monte a vendiam semanalmente...

Que tempos, hem? Uma maravilha!!!!

Beijinhos.
 
Querida Fatyly

O Redondo é terra bonita sim... e é terra de Vitorino e de Janita Salomé que nos encantam com seus cantares.

Ainda bem que este texto boas recordações te trouxe.

Beijinhos.
 
Excelente post que nos deixa o desejo de visitar o Redondo e conhecer melhor o local e as suas gentes.
Um abraço
 
Querida Elvira

Vale a pena uma visita. Agora com os recém-inaugurados museus do Barro e do Vinho e, ainda, a Enoteca.

E também se degusta boa comida da cozinha tradicional alentejana - no restaurane Barro, por exemplo.

Beijinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?