Partilhar
domingo, agosto 09, 2009

o côvado e a vara

“O Homem é a medida de todas as coisas”, escreveu o filósofo grego Protágoras, há mais de 2.500 anos. Uma observação perfeita para a época e que continuou a ser válida, praticamente, até aos nossos dias, até à implantação do sistema métrico, que mesmo assim, ainda não é universal.

As primeiras medidas de comprimento tinham. Alias, referências explícitas a partes do corpo humano: o palmo e o pé. Não eram medidas absolutas, sempre dependiam da constituição física do sujeito e, pensa-se que, com o evoluir dos tempos terá mesmo aumentado em termos relativos com o desenvolvimento do corpo humano.

Somente cerca de 3.000 anos a.C. se terá criado no Egipto uma medida padrão de comprimento – o côvado – medida média tirada do cotovelo até à ponta do dedo médio, equivalendo a cerca de 52 centímetros no sistema métrico.

Numa recente viagem que realizámos à vila do Redondo, pertencente ao distrito de Évora, no Alto Alentejo, percorremos o possível da muralha do castelo, de tempos medievais, até à Porta da Ravessa uma das que davam acesso ao povoado amuralhado.



Por aí acediam os almocreves e outros negociantes que para entrar no interior do povoado teriam que passar por essa porta e pagar os respectivos impostos, Tal como acontecia na maioria das povoações também na Porta da Ravessa se encontra gravado no granito do portal as medidas padrão que os comerciantes deveriam utilizar: o côvado (cerca de 52,4 centímetros no sistema métrico) e a vara, igual a cinco palmos de craveira (cerca de 1,1 metros).



Quem visitar a vila de Redondo e pretender ver a fabulosa paisagem que se desfruta das muralhas do castelo, somente terá que seguir as indicações…

Etiquetas: , ,


Comments:
" O homem é a medida ... ", e é , hj as familias comemoram o dia do patriarca, aquele que tempos idos era o provedor, hoje em dias atuais, nem sempre, ou quase nunca. . Texto interessante, observei que por falar em medida ,a tabuleta com o anuncio poderia tr sido melhor medida,rsrs (faltou o côvado)...
Abraços e que a semana tenha dias de tamanhos necessários pro nosso descanso.
 
Achei bastante interessante este texto porque desconhecia completamente. Outros tempos...outras eras!

As fotos estão fabulosas.

Um abraço
 
Querida .Lis

Há valores que são intemporais... é pena que as sociedades actuais os esqueçam e provoque que sejam esquecidos...

Conheço aquela tabuleta há diversos anos... é realmente necessário exercício especial para a ler.

Beijinho.
 
Querida Fatyly

De descobertta em descoberta vou caminhando este pequeno País que ainda tem tantos segredos para eu descobrir...

A partilha faz parte da minha forma de estar na blogosfera.

Beijinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?