Partilhar
quarta-feira, setembro 23, 2009

com vista para as pepitas de oiro

sentados à mesa... gostámos
viajar pela rota dos saberes, feitos de aromas e sabores, numa partilha da degustação de comidas e de bebidas em casas de pasto, em tascas ou em restaurantes de bairro ou do “michelin” ao ritmo do coração



Calçada íngreme de subida difícil leva-nos até ao local da região mais perto do céu, onde é impressionante e soberba a vista que daí se alcança, montanhas que se sobrepõem a outras ainda maiores, numa paleta de tonalidades esbatidas que na hora do pôr-do-sol ganham nuances de doirado e castanho, mas que à hora a que chegamos ainda estaca nos matinais tons de azul.

Lá muito no fundo, talvez uns quatrocentos metros mais abaixo, entre alcantiladas serranias, corre um fiozinho de água, agora que são tempos de sequeiro e as chuvas do Outono ainda tardam em chegar, do rio Ocreza que mais logo tem encontro marcado com o rio Tejo.

Não descemos a tentar encontrar pepitas de oiro, onde muitos ainda continuam a peneirar o areão do rio, a esperança é a última coisa a fugir, a um local que os populares designam como Vale do Almourão, quedando-nos antes num moderno edifício panorâmico que desde há dois anos alberga um recomendado “lugar de comeres”.

Cerca de quarenta lugares de mesa posta, muitos deles já ocupados, pois havia chegado um grupo de caminheiros e amigos da Natureza de um passeio organizado pela Naturtejo, que funciona no âmbito do Geopark da Meseta Meridional, sediado em Castelo Branco.

A gentileza e simpatia da Liliana rapidamente nos sentou numa mesa com excelente vista para todo o vale do rio Ocreza, mesmo até à Foz do Cobrão… e daí vimos aproximar-se uma clareira de azul no céu que transformou uma tarde de ameaçar “raios e coriscos” numa soalheira caminhada até ao pôr-do-sol.

Serviço de mesas agradável, de salientar as toalhas de pano e os guardanapos de papel encorpado que de pano pareciam confeccionados, em tons de “bordeux”, a convidar a uns preparos de boca com enchidos da região, queijo em azeite de orégãos e queijo em rodelas de laranja com canela. A acompanhar um cálice de Porto branco (oferta na primeira visita a este espaço).



O repasto foi constituído por “posta de bacalhau recheada de presunto coberta de broa de milho desfeita, no forno, com couve branca e cebola às rodas”. A acompanhar “batatas a murro”. O bacalhau apresentou macio e de lasca pelo que foi efusivamente saudado.



Havia que saber da qualidade das sobremesas e elegemos uma “Mousse de chocolate servida em forma de bolacha, polvilhada com um pouco de coco”. Uma delícia, pelo que não pedimos o costumado “cheirinho” de Rum.



Estes manjares foram servidos aos “Reis” por cerca de 30 Euros, para duas pessoas com vinho da casa (muito bom) incluído.


Vale Mourão – restaurante
Foz do Cobrão – Vila Velha de Ródão
Telef. 966 504 149
e-Mail: valemourao@gmail.com
Encerra: domingos ao jantar e às segundas-feiras


Apreciação global da refeição: bom/muito bom

Originalidade do prato - 4
Sabor e apresentação - 4
Carta de vinhos - 3
Apresentação e atendimento - 5
Higiene da mesa e das loiças - 4
Higiene dos serviços - 4
Ambiente e decoração – 5

Etiquetas:


Comments:
Isto não se faz! hora de jantar e dou de caras com tamanho petisco!!!
Bjs
 
Espectacular. Mas que beleza esses manjares dos Céus! Esses preparos de boca estão com uma aparência por demais tentadora!
 
Isto abre o apetite!!! Não se faz!!! A nossa gastronomia é mesmo uma das melhores do mundo. Quem disser o contrário é porque nunca provou as nossas iguarias :) Bjs
 
Querida Lilá(s)

Abre o apetite a quem o não tem e serve de "entrada" para quem está desejoso de um bom jantar.

Beijinhos.
 
Querida Milu

Sinceramente recomendo... e um serviço 5*****

Beijinhos.
 
Querida Sara

A portuguesa sem dúvida que é uma gastronomia riquíssima e extremamente variada.

Pouco a pouco vamos traçando a rota dos sabores...

Beijinhos.
 
Amigo não consigo acompanhar a sua produção. Venho amanhã para por a leitura em dia.
Um abraço
 
Querida Elvira

Agradeço a tua presença continuada que muito prazer me dá.

Beijinhos.
 
Um manjar que saboreado com amigos não há nada que pague.
Pelas imagens: os queijos marchavam, o chouriço deixava para vocês, o bacalhau enrolado, tadinho fez mal a alguém? é tão lindo no mar:) mas as batatas a murro e a cebolada já me abastava. O dice tem bom aspecto mas eu iria para outro um arroz doce, leite creme ou gelado nem que fosse da Olá:)

Que beleza de post!
 
Resolvi fazer o "translate" em diversas línguas e os teus textos em russo e italiano são o máximo. Em italiano até parece que a comida, nas imagens, fica mais apetitosa
 
Querida Fatyly

Haverá por certo no Vale Mourão algo mais do teu agrado que o bacalhau... a garantia está na qualidade dos ingredientes...

Leite creme queimado ao momento tinham para servir e estava bom... mas óptimo existe aqui bem mais perto. A comentar em breve!!

Beijinhos.
 
Karlitus

Italiano é mesmo uma língua de comeres e beberes....

E em russo? Ficará por certo com um toque a vodka....

Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?