Partilhar
quarta-feira, setembro 30, 2009

tocadores de concertina

imagem que vale oitocentas palavras
É frequente ouvir dizer-se que uma imagem vale mais do que mil palavras. As imagens do “Olho de Lince” valem somente oitocentas pelo que há que as fazer acompanhar por um texto de duzentas



Individualmente ou em ranchos afinam os sons da concertina pelo ouvido treinado nas modas ancestrais que de geração em geração chegaram aos nossos dias. Os mais novos passam horas a fio no encantamento das melodias a olharem a forma como os pais ou os avós requebram o tronco no abrir e fechar o fole, fonte do ar que virá a ser transformado em maviosas sonoridades.

Um dia, o sonho feito realidade, a oferta de uma concertina, quantas vezes novinha a brilhar, é a oportunidade de se juntarem aos mais velhos, homens se sentem mesmo de tenra idade e toda a aprendizagem feita de contemplação é posta em prática com maestria.



O olhar ganha outro brilho, o tronco ganha os requebros do tocador experiente e os braços, primeiro timidamente, depois afoitos, abrem e fecham o fole e temos a musicalidade no ar. Ficaram pequenos os corações e largos os sorrisos. Depois a concentração exigida pelas novas responsabilidades.

Para as gentes do Minho este é quase um ritual de iniciação dos mais jovens, eles pelo menos sentem já fazer parte do grupo dos homens. Muito em breve tocarão em festivais populares, muitos ganharão o gosto pelas desgarradas tão popularizadas nas terras minhotas.

Etiquetas:


Comments:
Oi,Vicktor
Lindas "concertinas", mas aqui, se nao me engano, chamamos acordeao ou sanfona , seriam os mesmos sons?
Música sempre encanta e faz bem a alma.
Obrigada pelas duzentas palavras.
 
Querida Lis

A concertina é um dos tipos de acordeão, somente com a diferença que carregando numa tecla obtém sons diferentes consoante abre ou fecha o fole.

As sanfonas estão mais perto das concertinas no seu significado no Brasil...

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?