Partilhar
segunda-feira, outubro 05, 2009

de viagem ao douro internacional 1

o meu caderno de viagens
Pequenos apontamentos rabiscados num caderno de viagem e agora partilhados com os leitores. Os sítios, as gentes, os costumes e as curiosidades observados por quem gosta de viajar na procura das estórias que o Povo conta.



Ao viajante que pretenda visitar uma zona de Portugal tão bela como é a região de Trás-os-Montes, hoje designada subregião do Alto Trás-os-Montes, da região Norte, espera-lhe uma longa deslocação de mais de trezentos quilómetros, considerada sempre um desperdício de possibilidades de saber mais.

O tempo é reduzido de algumas horas pela utilização das novas vias de comunicação, as AE’s, os IC’s, os IP’s, que retalham o território de uma forma atroz, autênticas chagas imposta à Natureza e afastam o viajante cada vez mais das pessoas que vivem nas diversas localidades do caminho.

A acrescentar a tudo isso um autocarro com uma dívida de muitos anos ao sucateiro, amortecedores endurecidos pelo longo caminhar que transmitem ao corpo dos passageiros, quase directamente, as irregularidades dos pisos, temos o quadro perfeito de um percurso que não deveria ser percorrido.

O objectivo merece, contudo, os sacrifícios a que o viajante é sujeito, sacrifícios morais pelos desgostos que as soluções actuais de viajar lhe infligem, sacrifícios intelectuais pelo que lhe retiram de contactos com gentes e com sítios e mesmo sacrifícios físicos pela incomodidade da viagem.

Mas deixemos este “muro de lamentações” e façamo-nos ao caminho que com maior ou menor velocidade sempre passaremos pelo tempo e algumas horas depois chegamos a Viseu, com as suas cento e muitas rotundas, a “capital das rotundas” em Portugal, para refrescarmos a vista numa bela fonte rodeada por flores coloridas





lembrarmos os nossos tempos de criança num carrossel cheio de cor e de música





ou para prestarmos homenagem a João de Deus e à “sua” Cartilha Maternal





E porque a campanha eleitoral está nas ruas e o ruído é muito o viajante faz-se de novo à estrada deixando o “caminho de Viseu” e seguindo rumo a Lamego na procura de um repasto recuperador. Lá bem no alto, junto ao santuário de Nª Sª dos Remédios





espera-o o restaurante e também um casamento, e que casamento com calhambeques a servirem de meio de transporte aos convidados. Interessa-nos mais ir à conversa com a vendedora dos “verdadeiros rebuçados da Régua, a 1 euro cada saco de dez”





ou saber se aqueles queijos e presuntos são mesmo de fabrico artesanal, “olha que não!”





O viajante vai seguir na direcção de Bragança, mas mais logo contaremos como foi…




[viagem realizada nos dias 3, 4 e 5 de Outubro, com imagens de “Olho de Lince”]

Etiquetas:


Comments:
Oi Vicktor, que bela viagem! apesar dos percalços da estrada o viajante encontrou iguarrias , quijos , (faltou o vinho) rsrs e mais praças e gentes.
Saudades, abraços
 
Querida Lis

E vinho também... não documentado porque turvos já estavam os sentidos, rsrsrs

E procurou e encontrou muitas estórias também...

Beijinhos.
 
Até agora já fiz esse roteiro, desconhecia que Viseu era a capital das rotundas, mas sabias que agora as regras vão mudar? ah pois... não podem tapar a visibilidade dos automobilistas:) e oh homem esses rebuçados que há anos que não os saboreiro e queijos hummmm que delicia:)

Aguardarei pela continuação e parabéns pelas fotos
 
A cada passeio teu, a cada viagem algo de novo acontece. Portugal tem cantos e recantos extraordinários. Tem histórias e estórias fantásticas. Só precisamos estar atentos a elas e isso,a migo, fazes melhor do que ninguém. Bjs
 
Querida Fatyly
É o próprio presidente da Câmara Municipal que usa esse epíteto: Viseu tem mais de uma centena de rotundas.

A legislação sobre as rotundas, implantação e utilização, acrece mesmo de ser revista.

Os "rebuçados da Régua" entram sempre na moxila deste viajante...

Beijinhos.

Um beijinho.
 
Querida Sara

Os teus elogios envaidecem-me, pois são feitos por quem muito bem escreve.

Realmente, gosto de viajar para conhecer gentes e sítios (exactamente nesta ordem)... e sou amante dos pormenores...

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?