Partilhar
terça-feira, outubro 13, 2009

lenda da torre da princesa

lendas das terras visitadas
De medos e fantasias, de desejos e imaginação, criaram-se em tempos imemoriais estórias que a razão desconhece. No aconchego da lareira ou na árdua labuta diária, quantas vezes de sol a sol, foram percorrendo os saberes de gerações. O viajante andarilho recolhe e partilha as “lendas das terras visitadas” ouvidas às suas gentes.




À conversa com gente mais idosa, gente sábia, enquanto caminho no empedrado da zona fortificada do Castelo de Bragança, vou ouvindo contar o que a tradição ensina, o imaginário das pessoas dá realismo e a lenda regista – a lenda da Torre da Princesa.

Há muito tempo atrás, que se esfuma nas brumas que em tempo húmido sobem desde o rio Fervença, quando este sítio ainda se designava por Benquerença, vivia aqui uma bela princesa que sendo órfã estava a cargo de seu tio, o senhor do castelo.

A princesa e um jovem cavaleiro muito valoroso mas de reduzidos recursos financeiros perderam-se de amores, o que levou o jovem a partir da aldeia, percorrer mundo na busca de fortuna que lhe desse esperanças de desposar a bela princesa.


Castelo de Bragança - Torre da Princesa


Por longos anos sempre a princesa rejeitou qualquer abordagem amorosa, recusou todos os pretendentes, até que seu tio, impaciente, a prometeu a um nobre amigo, tendo-a forçado a aceitar o compromisso.

Ao ser apresentada ao candidato imposto por seu tio a jovem confessou que o seu coração pertencia a um jovem cavaleiro que partira em busca de fortuna e que em breve regressaria. Tal declaração enfureceu seu tio que como forma de a pressionar pôs em prática um tenebroso estratagema.

Durante a noite disfarçado de fantasma procurou intimidar a jovem princesa, entrando por uma das portas dos seus aposentos fingindo ser o jovem ausente e em voz cavernosa dizendo-lhe que ela seria para sempre condenada à danação caso não aceitasse casar com o pretendente.

Prestes a fazer o juramento sobre o crucifixo, por milagre uma porta se abriu e, apesar de ser noite, um raio de sol penetrou nos aposentos desmascarando o tio impostor. A partir daí, a princesa passou a viver recolhida na torre – Torre da Princesa e as duas portas passaram a ser conhecidas como Porta da Traição e Porta do Sol.

Etiquetas: ,


Comments:
Uma lenda bonita que eu não conhecia.
Obrigada amigo pela visita e por suas palavras. Aquela história que é a do meu pai eu estava escrevendo quando ele faleceu e a interrompi. No Domingo partiu meu tio, irmão de minha mãe e que era como um irmão mais velho, já que ele veio tomar conta de nós, e acabou por ser criado por meus pais ao mesmo tempo que nós. Era pouco mais velho do que eu. A história vai ficar parada de novo até recuperar forças.
Obrigada pela amizade e pela compreensão.
 
Não conhecia e o teu texto prendeu-me a atenção pelo fascinio que tenho pelas lendas. As fotos estão fabulosas.
Obrigado por este momento!
 
Querida Elvira

A publicação das lendas resulta de uma procura constante das tradições nas terras que vou ndo oportunidade de visitar.

Dolorosas situações pelas quais vamos passando... ânimo minha querida amiga.

Beijinhos.
 
Querida Fatyly

Vamos aprendendo estas coisas nas viagens como gosto de fazer. A partilha é quase uma obrigação militante além de ser um grande prazer.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?