Partilhar
domingo, outubro 25, 2009

mercado da jorna





Monumental painel de azulejos, Rossio, Viseu

Etiquetas: , ,


Comments:
lindo trabalho !
esses azulejos de portugueses são de uma beleza incrivel., mas por favor decifre pra mim o que vem a ser "jorna". O vocabulário daí as vezes preciso pedir ajuda ao Sr Google ... hj vou deixar que vc me diga -- mercado da jorna" ... nao saquei rsrs
abraços
 
Querida Lis

O tema "mercado da jorna" quase que merece, por si só, uma artigo na Oficina. Mas vou tentar dar uma resposta muito breve.

Nos anos de grande penúria em Portugal, na primeira metade do século passado, no pós-guerra, havia muita falta de trabalho.

Então vinham ranchadas de homens do interior da Beira e de outras regiões na procura de trabalho.

Eram contratados pelos grandes agrários ao dia (jorna) e estavam nos adros das igrejas e nos mercados à espere q alguém aparecesse para os contratar, eram os mercados da jorna. Mal pagos, esfomeados, sem família e sem haveres aí estavam à mercê dos senhores da riza que os exploravam ainda mais.

Beijinhos.
 
Obrigado Vicktor
Entendi. mais ou menos como um trabalhador diarista , que sem contrato formal poderiam ser explorados com facilidade. Daí, o nome "mercado da jorna" que se nao me engano vem de jornada .
Abraços, amigo, vou eu aprendendo tudo com voce.
 
Querida Lis

Vem mesmo de jornada.

Mas é uma muito complexa situação social vivida na primeira metade do século passado. Hei-de procurar voltar a este tema.

Beijinhos
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?