Partilhar
segunda-feira, novembro 09, 2009

água dos casais da charneca

minha terra é meu sentir
Caparica mais do que uma terra é um Povo. Gente que construiu vida entre o mar e a floresta em diversificado labor. Da sua vivência aqui se regista testemunho




Nos indicadores geográficos da Península de Setúbal [http://www.setubalpeninsuladigital.pt] das oito fontes de águas minero-medicinais referenciadas, quatro situam-se no Concelho se Almada: Fonte do Paraíso (Caparica); Fonte dos Casais da Charneca (Charneca de Caparica); Fonte da Pipa (Cacilhas); e Fonte da Telha (Caparica).

A “Corografia” (1706) refere a existência de três fontes de água minero-medicinais todas situadas num profundo e verdejante vale, o Vale da Rosa, onde corre um ribeiro que actualmente (2009) serve de fronteira natural entre as freguesias de Monte de Caparica e de Charneca de Caparica, o que pressupõe, desde logo, a existência no local de importante sistema aquífero que em tempos serviu para captação das águas para abastecimento público da Charneca de Caparica.

As fontes referidas são as Fonte da Telha, cujas águas são indicadas para o aparelho digestivo e rins (Contreiras, 1951), Fonte de Nª Sª da Rosa, com água considerada milagrosa na cura da lepra e a Fonte dos Casais da Charneca, cuja água chegou a ser explorada comercialmente com a designação de Água de S. Vicente e vendida em garrafões de cinco litros (em 1945, 1.018 garrafões e em 1946, 3.032 garrafões).

As referências às águas minero-medicinais da Charneca de Caparica são muito antigas podendo ler-se menções à Fonte de Nª Sª da Rosa na “Corografia” (1706) e no “Aquilégio” (1726) como pertencente à cerca do convento do mesmo nome, da Ordem dos Religiosos de S. Paulo, que não estando determinada a data da sua construção, sabe-se ser já habitado por eremitas no ano de 1413. Refere-se a “Corografia” nestes termos “Na cerca tem uma fonte com o nome de Nª Senhora da Rosa, cuja água é milagrosa e tem a virtude de curar a lepra”. A gente mais antiga ainda hoje lhe chama a “Fonte Santa”.

Quanto à água da Fonte Casais da Charneca, depois de ser utilizada de um poço aberto para fins agrícolas, foram nelas reconhecidas capacidades curativa, tendo sido analisada (Rego, 1922) por um funcionário do Instituto Central de Higiene, tendo-a considerado cloretada sulfatada sendo, posteriormente, de novo analisada (Carvalho, 1945) e considerada “a água dos Casais da Charneca é fria, hipossalina, cloretada sódica e bicarbonetada cálcica. De reacção alcalina, levemente sulfatada e fracamente radioactiva”. Acrescentando, ainda, “a água dos Casais da Charneca é muito pura atestando a excelência da captagem”. A comercialização da água da Fonte dos Casais da Charneca terá terminado no fim da década de 1960, por falecimento do seu último proprietário, Armando da Costa Lima.

Quanto à Fonte da Telha, que de topónimo semelhante nada tem a ver com a aldeia piscatória localizada a sul do concelho de Almada, é por certo uma outra emergência do mesmo aquífero, na escavação de um declive de terreno, tendo assim sido denominada por correr a água por uma telha ali colocada. É água muito procurada pelos populares pelos seus efeitos digestivos. Um utilizador desta água afirma “Esta água tem muita argila, eu dou-me bem com ela, como é água de nascente dá muito boa disposição. Agora já há uns tempos que cá não vinha. Mas por exemplo às vezes tinha assim uma azia de estômago e bebia e passava logo.”

À conversa com o Sr. José Mateus da Silva (7/11/2009), de 70 anos, ribatejano a viver há cerca de 40 anos na Charneca de Caparica, recorda-se perfeitamente da existência de quatro poços, o primeiro no território da freguesia da Charneca de Caparica e mais três na freguesia de Caparica, no caminho pedonal para Vila Nova.



[contributos para a história da Charneca de Caparica - minha terra de sentires]

Etiquetas:


Comments:
As coisa que tu ensinas à gente!!! Um abraço...
 
Excelente historial da "água" nas zonas referidas no texto.
Muito boa pesquiza, o que li era desconhecido para mim.
Obrigada por este miminho.
Bj
 
Que grande pesquisa! se assim continuas viras enciclopédia! nem valerá a pena pedir livros nas minhas prendas de Natal...
Bjs
 
Ah, essa Charneca de Caparica é o seu xodó, hem? rrsrs
Muito bom registro que são informações valiosas pra quem como eu nao conhece .
Obrigada
 
Querida Amigona

É uma partilha dos saberes dos mais velhos.

Beijinhos.
 
Querida Maria Teresa

A ponta do novelo veio prar-me à mão de uma forma inesperada.

Aproveitei para aprofundar os saberes. Aqui estão.

Beijnhos.
 
Querida Lilá(s)

Tão longe de ser enciclopédia eu estou. Devia ter estudado mais quando era mais novo. Assim, o esforço é bem maior.

Mas cá vamos...

Beijinho.
 
Querida Lis

Tens razão... é mesmo o meu xodó...

Terra adoptiva e a terra dos meus sentires.

Beijinhos.
 
Isto é o que chamo de trabalho de pesquisa e diga-se de passagem muito bem feita.

Contigo é sempre a aprender :)
 
Aqui está um post muito interessante que nos dá a conhecer as águas da zona.
Um abraço
 
Querida Sara

Grato pelas tuas palavras que me incentivam a continuar. É curiso... já te falei que tenho um novo filão de informações...

Tenho muito por onde continuar.

Beijinhos.
 
Querida Elvira

Fazendo parte integrante da tradição duma terra e de suas gentes.

Beijnhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?