Partilhar
terça-feira, novembro 17, 2009

janela aberta para o oceano

imagem que vale oitocentas palavras
É frequente ouvir dizer-se que uma imagem vale mais do que mil palavras. As imagens do “Olho de Lince” valem somente oitocentas pelo que há que as fazer acompanhar por um texto de duzentas




Por esta ampla janela aberta para poente entra uma lufada de cultura e de saber, como o sentiram os frades franciscanos que aqui levaram uma vida sem ostentação mas que grandes acometimentos culturais realizaram.

Daqui desfrutaram uma das mais belas panorâmicas da chamada “boca do rio Tejo” e deixaram espraiar o pensamento desde o Monte da Lua, na Serra de Sintra até ao Barbárico Promontório, o Cabo Espichel.



Mas também neste local de respira poesia. Um monumento designado “Emissor Receptor de Ondas Poéticas” configura uma estrela de cinco pontas, símbolo com conotações libertárias, dá-nos a imagem da liberdade em que as linhas de fuga se dirigem ao céu azul, sem perder o seu apego telúrico e com o mar, que se vê até à linha do horizonte, a completar a trilogia de elementos: ar, terra e mar.

O simbolismo da estrela de cinco pontas é inquestionável, encontrando-se também na bandeira da República Democrática do Chile e na boina de Che Guevara.

Em conjunto com um memorial designado “Mil Olhos” homenageia o grande poeta chileno Pablo Neruda que morou os últimos anos da sua vida à beira do Oceano Pacífico, outros mares mas a mesma água que a vista daqui alcança.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?