Partilhar
sexta-feira, dezembro 04, 2009

o simbolismo das seteiras

imagem que vale oitocentas palavras
É frequente ouvir dizer-se que uma imagem vale mais do que mil palavras. As imagens do “Olho de Lince” valem somente oitocentas pelo que há que as fazer acompanhar por um texto de duzentas



Tempos difíceis esses em que os sarracenos desbaratados pelos exércitos de um Portugal nascente, onde os cruzados vindos das terras da Gália com destino à Terra Santa deram importante ajuda, quando não eram mortos em combate ou se convertiam ao cristianismo ou debandavam para terras de ninguém para se reorganizarem para uma possível reconquista.

Pontos determinantes na defesa dos territórios eram os castelos, praças-fortes na estratégia das lutas de conquista e de reconquista, onde todos os pormenores tinham grande importância pois o argumento principal da peleja era a força e o factor mobilizador a religião. Não surpreende, pois, a robustez das construções acasteladas e o recurso à simbologia visível pelo inimigo que pretendiam surpreender.




Épocas em que as principais armas eram as pedras arremessadas por aparatos destinados a esse fim, as catapultas, e as setas ou flechas lançadas por arcos elásticos operados à força dos braços, nas muralhas do castelo eram construídas com aberturas por onde as setas eram lançadas sem por em risco a integridade física do atirador.
Em muitas situações também o respectivo desenho era determinante, simbolizando muitas vezes a “cruz de Cristo” símbolo que os mouros ou sarracenos detestavam e sobre os quais provocavam fortes efeitos psicológicos.

Etiquetas:


Comments:
Contigo estou sempre a aprender. É fantástico. Obrigado. Bjs
 
Querida Sara

Eu passo a vida a aprender. E gosto de partilhar o que sei. É bom saber que gostas de me ouvir.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?