Partilhar
quarta-feira, dezembro 09, 2009

pensar o amor

Hoje, manhã cedo, eu diria “ao nascer da aurora”, vento fresco a fustigar meu rosto, uma réstia de Sol a “alevantar-se” a nascente, deu-me para pensar no amor. De amores e desamores é o Mundo construído, a sua face e o verso, mas o que verdadeiramente despertou os meus “profundos” pensamentos foi uma pequena folha de hera colhida no caramanchão sobranceiro à curva da vereda por onde caminho.

O amor se já por si é uma palavra difícil de interpretar, não o é menos o sentir que envolve. “Amor de mãe”, “amor filial”, “amor há só um”, “amor perfeito”, “amor à primeira vista”, “o amor é louco”, “amor à camisola”, “morrer de amores”, “fazer amor” e tantas outras aplicações na linguagem corrente e nos lugares comuns.

Vou consultar o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia de Ciências de Lisboa... ah quanta erudição! Tendo como entrada a palavra amor:

Predisposição da afectividade e da vontade, orientada para o objecto que a inspira, e é reconhecido como bem” ou então “Afeição profunda de uma pessoa por outra, de carácter passional e que, geralmente, implica atracção sexual” ou ainda “Sentimento intenso de afeição por alguém com quem se tem alguma afinidade ou empatia, podendo haver ou não laços de sangue”.

Na minha opinião, o amor contém e está contido na amizade. Por essa razão, a lógica linear do pensar tem a dificuldade maior de lhe dar uma definição concreta. O amor encontra o seu mais adequado terreno para germinar no muito querer e sentir. Com afecto, carinho e compreensão se alimenta o sentir, se fomenta o muito querer.

Etiquetas:


Comments:
Uma definição sobre o amor, ah como há tantas vozes discurdantes quando eu digo que pode existir amor entre dois seres sem a obrigatoriedade de sexo, porque a atracção sexual com o tempo poderá virar amor ou então um pote de fel:)

A dificuldade que temos em conjugar o verbo AMAR, talvez pela educação que tivemos e a que fonos sujeitos pelo regime ao qual consegui escapar e ser sempre EU:) sem nunca me importar com o que pudessem dizer ou pensar. Digam mal, sinal que estou VIVA:)

Como tal...

Eu te amo amigo e concordo em absoluto com a tua observação:)
 
Gostei desta reflexão sobre o amor, gosto desta palavra assim como gosto de a utilizar porque a sinto muito minha. É bom "pensar o amor" porque ele existe á nossa volta.
Bjs
 
Querida Fatyly

Entendo realmente o AMOR como o sentir mais amplo que pode existir entre os seres vivos...

Os seres humanos têm responsabilidades acrescidas nesse sentir.

Beijinhos.
 
Querida Lilá(s)

Tens toda a razão... é o sentir de maior amplitude que existe, no meu modesto pensar.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?