Partilhar
terça-feira, fevereiro 16, 2010

o carnaval na charneca

Era de uma forma popular e tradicional, que nos meios rurais do concelho de Almada, como era o caso da Charneca, se festejavam os tempos de Carnaval. Grupos de homens mascaravam-se de forma trapalhona para assim se divertirem como era característico desta época festiva. (até ao século XVIII).

Até à Implantação da República, a época do Entrudo, em particular nos meios rurais, era tenebrosa com brincadeiras perigosas, chegando mesmo a ser aproveitada, a coberto das máscaras, para se porem em prática vinganças, guerrilhas e armadilhas. (séculos XIX e XX)

Organizavam-se cegadas, na rua ou nas agremiações recreativas, desde o início do século XX. Os ensaios tinham lugar nas adegas e nos retiros, à mistura com muito vinho e fortes bebedeiras, como acontecia na adega do Mário Casimiro, na Charneca. Os cegantes percorriam os principais arruamentos da povoação, metendo-se com toda a gente, especialmente, com as raparigas solteiras.



Para saber mais:
Carnaval em Almada
Alexandre M. Flores
Edição Associação “Amigos da Cidade de Almada”
Fevereiro de 1998

Etiquetas: , ,


Comments:
Sempre gostei do Carnaval. No entanto, acho que estamos a perder o seu verdadeiro sentido.

Acho que deviamos reavivar certas tradições nossas e caracteristicas desta época e não importar outras que são importantes no contexto em que nasceram e não no nosso. Enfim...
 
Querida Sara

Sou também da opinião de defender a tradição do Carnaval à Portuguesa.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?