Partilhar
terça-feira, março 23, 2010

os alvores da nova arcádia

elmano sadino
Apontamentos dos quereres e sentires do poeta de Setúbal, Manuel Maria de Barbosa du Bocage, na procura de uma verdade impossível de encontrar, o rumo da sua vida. Transcrição de sonetos e de poesias eróticas, burlescas e satíricas



A Nova Arcádia teve a protecção do Intendente da polícia que assim julgava poder melhor controlar os desmandos revolucionários e ímpios que sempre podiam surgir das reuniões de jovens boémios e artistas.

A Academia, a Nova Arcádia que de início se reunia na casa deste e daquele, sempre de gente de nome e de haveres, como eram o Conde de Vimioso e o Conde de Pombeiro, passou a encontrar-se em lugar próprio no desmantelado e abandonado Castelo de S. Jorge, cedido oficialmente pelo Intendente.



crayon de Joe R. (1940)


Viu, assim, a Nova Arcádia formalizada a sua existência oficial ao ponto de serem chamados a abrilhantar as cerimónias do nascimento da Princesa Dona Maria Teresa no Palácio da Ajuda. Nesse evento, o sempre irreverente Bocage improvisou versos que desfizeram o severo protocolo.

Bocage não resistiu muito tempo ao elogio mútuo e ao bem dizer e bem parecer dos árcades. Atira-se satiricamente aos seus companheiros, ao Padre Caldas, ao Conde, às reuniões de quartas-feiras com tal argúcia e má-língua que se celebrizou, a partir daí, dividindo os intelectuais em apoiantes e completamente contra.


Improviso

À meia noite
Saiu de um cano
Cheio de merda
Crispiniano.

Eis que da ronda
Tropel insano
Divisa ao longe
Crispiniano

Capuz o cobre
És franciscano?
- Sou (lhe responde)
Crispiniano.

Chega o alcaide,
Dá-lhe um abano,
Sai da gravata
Crispiniano.

Etiquetas: , , ,


Comments:
Ai Crispiano, Crispiano que te dou com o abano...e sabes que tive um colega de escola com esse nome? Nunca mais soube nada dele...

Mais um momento da nossa literatura e gosto de Barbosa duuuu Bocage :)

Um abraço
 
E mais Bocage... que grande obra nos deixou este homem :) Bjs
 
Querida Fatyly

A obra de Bocage é um mundo... na minha modesta opinião, um mundo sublime.

Inspiração a rodos.

Beijinho.
 
Querida Sara

Um tentativa prometida de "percorrer" a vida, vivência rica, de Bocage através da sua poesia...

Conseguirei?

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?