Partilhar
terça-feira, maio 11, 2010

meu brasil, brasileiro

No passado dia 29 de Abril a revista americana “Time” publicou uma lista onde o presidente do Brasil Luiz Lula da Silva foi considerado um dos 25 líderes mais influentes do Mundo. Curiosamente, numa lista que não vinha por ordem alfabética Lula da Silva aparece em primeiro lugar. A assessoria da revista apressou-se a esclarecer que tal tinha acontecido somente por motivos editoriais (sic).

Os órgãos da comunicação social portuguesa sempre tão ufanos em evidenciarem as relações luso-brasileiras, as parcerias petrolíferas que temos com o Brasil, as “tricas” das telenovelas, silenciaram o assunto.

Os diversos canais televisivos portugueses foram hoje completamente absorvidos pela visita papal a Portugal. Um Papa que se encontra no centro de polémicas de forte impacto social, põe exemplo, a liberalização do aborto e o casamento entre homossexuais, foi recebido num país que se considera laico como de um “salvador” se tratasse.

Como seria de esperar, para Portugal e para o Mundo, especialmente para os países africanos que vivem em zonas de pobreza terríveis e inconcebíveis no século XXI, trouxe uma mão cheia de nada.

Ao mesmo tempo em Brasília, um homem que soube na pele o que foi passar fome, Lula da Silva, afirmava: ”Temos condições de criar em África as mesmas condições de financiamento que criamos aqui no Brasil. (…) O século XXI tem que ser o século do renascimento africano”. E das palavras á acção foi o lapso de poucas horas com a criação da Embrapa Estudos Estratégicos e Capacitação, onde serão treinados em agricultura tropical técnicos brasileiros e estrangeiros.

“Não me dêem peixe. Dêem-me uma cana e ensinem-me a pescar”.

Etiquetas:


Comments:
é como deve(ia) ser sempre!
não dar o peixe, mas sim uma cana e ensinar a pescar!
de facto todos querem já o peixe e de preferência no prato e sem espinhas!!!
beijinhos
 
Vicktor, meu bom amigo, que grande verdade aqui disseste com esta frase:

"Como seria de esperar, para Portugal e para o Mundo, especialmente para os países africanos que vivem em zonas de pobreza terríveis e inconcebíveis no século XXI,(o Papa) trouxe uma mão cheia de nada."

É exactamente isto que o Papa dá ao mundo, isto é, uma mão cheia de nada.

Não segui o percurso do Papa aquando da sua visita a Portugal, mas esporadicamente vi algumas imagens que passavam na televisão, aquando das minhas pausas no emprego. Vi toda aquela gente, que até aparentava grande fé, a verdade se diga, só não compreendo é porque se tem, afinal, tanto medo de morrer! É que, para quem tanto acredita na virgem, morrer seria uma benesse, mas não, em vez disso, mesmo o mais crente, foge da morte como o diabo foge da cruz, facto incompreensível, se bem analisado.
 
Querida Gaivota

Com muitas dificuldades... numa luta permanente contra a corrupção endémica o Brasil tem conseguido vencer.

Beijinhos.
 
Querida Milu

Grato pelo teu entendimento correcto sobre a mensagem que pretendi transmitir.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?