Partilhar
sexta-feira, maio 18, 2007

“navegar” no “o barco”

sentados à mesa... gostámos
Viajar pela rota dos saberes, feitos de odores e sabores, numa partilha da degustação de comidas e de bebidas em casas de pasto, ao ritmo do coração




Costumo dizer não ser necessária qualquer justificação especial para viajar até à Ericeira. Se há trabalho da autarquia local que mereça ser apreciado é o que se desenvolve na Ericeira, onde a vila piscatória e de tantas reminiscências histórica está cada vez mais alindada e voltada para o mar.

Terra de intensa vivência das gentes do mar, que nas “artes” encontram o seu modo de subsistência, foi sempre terra fidalga voltada para o veraneio de muitas famílias que dela faziam sua habitação nos três meses de Verão e lhe deram um ar cosmopolita sem nunca em causa colocarem o tipicismo natural.

Se justificação para a viagem não seria necessária, suficiente o apelo da maresia da muitas vezes designada “costa de Sintra e Ericeira”, desta vez o chamamento veio pela via dos sabores e cheiros que sempre emanam da Mostra Gastronómica da Ericeira, este ano na sua quinta edição.

A expectativa do peixe e marisco confeccionados com arte e saber não iria ser defraudada. A dificuldade maior seria a escolha a ser feita de uma lista de dezoito restaurantes. Critérios de opção na escolha: o prato de base algo especial e a localização. Consultado o folheto da Mostra gastronómica e a escolha...

Restaurante O Barco, com vista para o mar!

Com uma singela decoração onde predominam as tonalidades do lilás e um serviço de mesas de grande simpatia lá nos propusemos a “atacar” a degustação de um dos menus propostos nesta 5ª Mostra Gastronómica da Ericeira, começando pelas entradas servidas com o cuidado como se de um prato principal se tratasse - Saladinha de Polvo, Cenoura laminada com coentros e Patê de Marisco.


Seguiu-se em bom ritmo um Creme de Frutos de Mar, bem espesso como deve ser, navegado por pedacinhos de amêijoas, lingueirão, mexilhão e camarão que preparou o palato para o prato de substância, ponto alto da refeição – Açorda de Lagosta servida em côdea de pão de Mafra inteiro.


A finalizar, antecedendo o reconfortante café, uma sobremesa que se dividiu ao gosto do cliente entre “Profiteroles” com gelado em cama de chocolate derretido e Crepes com gelado na mesma cama dos “profiteroles”.


Antes de darmos por terminado o excelente repasto, parabéns à Dona Helena que há menos de um ano explora este espaço de boa comida, um espraiar do olhar para o Oceano Atlântico onde as gaivotas continuavam no seu voo que é uma dança de encantar.

Gostámos!


Restaurante O Barco
Rua Capitão João Lopes (no topo da Praia dos Pescadores)
Ericeira
Telefone 261862759 (encerra às terças-feiras)

Etiquetas: ,


Comments:
Victor:

Essa açorda de lagosta servida em côdea de pão de Mafra deixou-me... afogam-se-me as palavras na água na boca :-)

Já apontei o nome do restaurante...

Abraço,
Rui
 
Caro Amigo Rui
Vale mesmo a pena. Aproveito para lhe recomendar que observe a qualidade dos lávabos e a gentileza do serviço.
Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?