Partilhar
sexta-feira, outubro 19, 2007

museu da escrita do sudoeste

Com a inauguração em Almodôvar, distrito de Beja, no passado dia 29 de Setembro, do Museu da Escrita do Sudoeste, foi dado um passo importante na divulgação das pesquisas e estudos sobre da origem da escrita, tal como hoje a conhecemos com base alfabetiforme.

A colecção permanente do Museu é constituída por significativo espólio de estelas onde se encontram gravados signos que são tidos como inscrições de Escrita Tartéssica, ou Escrita do Sudoeste como também é conhecida.

Esta escrita é, considerada pelos estudiosos sobre a matéria, a mais antiga escrita da Península Ibérica, existindo desde os primórdios da ocupação do território mais a Ocidente da Europa, tendo dela chegado testemunhos inequívocos do facto.

Fica, assim, por terra a teoria de que a primeira escrita praticada na Península teria sido “inventada” pelos Feníncios que para cá a haviam trazido aquando da sua ocupação peninsular.

O Museu da Escrita do Sudoeste, em Almodôvar, vai ser brevemente visitado pelo pessoal desta Oficina e com todos partilharemos os nossos sentires da viagem.

Etiquetas: ,


Comments:
Este é um assunto que tb me interessa. Fico a espera de saber mais...
 
Alguém de Lisboa
EStamos a programar uma ida a este Museu para melhor sentirmos o assunto.
Beijinhos
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?