Partilhar
domingo, março 09, 2008

migas muito especiais

Na viagem que fizemos a Mora, com o objectivo de visitar o Fluviário existente na Freguesia de Cabeção, passámos à vila do Couço, pertencente ao Município de Coruche, e que se celebrizou do período da Reforma Agrária após o 25 de Abril pela grande movimentação agrária e também cultural aí verificada.

À entrada da vila, junto área de serviço aí existente, já é da tradição encontrarem-se aí mulheres lavradeira a vender os mimos da horta, da tradição local os espargos bravos verdes.

Não resistimos a adquirir um molho...



Aqui deixamos a receita com que os confeccionámos aqui na Oficina [as imagens do “petisco” ficarão para mais tarde]



Migas de Espargos

Ingredientes:
400 gr. Espargos Bravos Verdes
600 gr. Miolo Pão de Almodôvar
1 d de azeite suave
2 Ovos
4 Dentes de Alho
2 Folhas de loureiro (louro)
Sal q.b.

Confecção:
Cozer os espargos bravos verdes em água, com um pouco de sal; reservar um pouco da água da cozedura. Cortar os espargos em pedaços pequenos (picado). Fazer um refogado com o azeite, o alho picado e o louro, quando estiver ligeiramente aloirado, juntar os espargos picados e deixar continuar um pouco mais o refogado.
Embeber o miolo do pão com um pouco de água da cozedura dos espargos que reservámos e esmagar para criar uma massa homogénea.
Juntar os ovos e um pouco de gordura resultante da confecção da carne que as migas acompanharão, acertar o sal e cozinhar em lume brando. Quando formar uma “bola” descolando das paredes do tacho, está pronto a servir acompanhando carne de porco no alguidar, linguiça frita ou rins de porco salteados.

Etiquetas: ,


Comments:
Ora aqui está um petisco de se lamber os dedos!

ESpargos verdes são sem sobra de duvida bem mais apaladados que os brancos, aliás raros no nosso País.

E para acompanhar?
Vai bem um branco alegre (zona Setubal)ou um tinto encorpado do Alentejo a ressaltar o sabor da carne de porco.

Bon apetit!

Beijos para a Oficina
 
Estes espargos não são só verdes, como também são selvagens e não têm nada a ver com os outros que são cultivados.Sou de Coruche e como espargos destes há muitos anos.
 
Querida Gasolina
Um petisco delicioso... prefiro o tal "alegre" e "saltitante" aqui da região de Setúbal... talvez um BSE... embora adore um "alentejanito" tinto.
Beijinhos.
 
Querida Malmequer
Uma delícia, sem dúvida. Estes vieram do Couço.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?