Partilhar
terça-feira, abril 01, 2008

de mentira em mentira

Será que tal como em relação a outras temáticas deveremos considerar “todos os dias do ano são Dia das Mentiras”? Pelo constante logro em que os cidadãos são induzidos nas palavras e actos dos governantes deste País tal não estaria muito fora da razão.

Muitas são as origens apontadas para que o dia 1 de Abril há muito seja considerado o Dia das Mentiras. Uma delas tem origem em França onde desde o século XVI o Ano Novo era festejado entre os dias 25 de Março e 1 de Abril, coincidindo com a chegada da Primavera.

Quando em 1564 o rei Carlos IX de França adoptou o Calendário Gregoriano determinou que o Ano Novo passasse a ter início no dia 1 de Janeiro o que desagradou a muitos franceses que continuaram a seguir o calendário antigo. A partir daí passaram a ridicularizar este facto tendo o costume de enviar presentes estranhos nessa data, que mais tarde veio a descambar em mentiras.

Durante muito tempo os jornais diários e as emissoras de radiodifusão, criaram o hábito de dissimuladamente publicarem uma notícia falsa, mentira essa que viria a ser desmentida no dia seguinte. Com o advento da televisão, também este meio de comunicação social passou a usar do mesmo costume.

Nos tempos correntes a mentira e a meia verdade entraram nos hábitos correntes dos políticos, dos órgãos de comunicação social, da sociedade em geral. E se alguma vez o desmentido chega é sempre na forma de uma mentira ainda maior.

Hoje, dia 1 de Abril, é na tradição popular o Dia das Mentiras

Etiquetas: ,


Comments:
Amigo Victor,

mentiras, patranhas, balelas e petas já foram motivo de brincadeira, de riso saudável!!!!
nos dias de hoje são realidades quotidianas!!!

Bjkas!!
 
POIs é ,infelizmente hoje em dia a mentira nos meios em geral é nojenta ,infectando gradne parte das pessoas
LIgia
 
Querida AvelaneiraFlorida
Na nossa demonstração de indignação deve estar também a luta contra a mentira.
Beijinhos.
 
Querida Lígia
E como o mundo e a vivência seriam tão melhores sem a mentira e o logro.
Beijinhos.
 
Mentiras...
contam por aí e por aqui também. Parece um hábito que se cultua em todas as esferas em que envolve gente. Que pena
Um abraço
Jacinta
 
Querida Jacinta
O mundo anda todo um pouco assim, na realidade. Mas o futuro está na verdade e na transpar~encia. O Povo irá um dia exigir que assim seja.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?