Partilhar
quinta-feira, agosto 27, 2009

um burro como dote

Contam os mais antigos que quando nascia na Charneca de Caparica um filho varão a melhor prenda ou dote que lhe era oferecido, de um modo geral, pelos pais ou padrinhos era uma burrita de tenra idade.

Ia crescendo conforme acontecia ao mancebo e ser-lhe-ia muito útil para conseguir “fugir” um pouco à dura labuta dos campos. A melhoria de vida que os seus pais lhe tentavam dar estava em deixar de trabalhar os campos sol-a-sol o poderem dedicar-se às tarefas de almocreve.

A burra era de grande utilidade para dos pinhais circundantes à Charneca de Caparica transportarem lenha e pinhas secas e, nos dias em que tal era autorizado, trazer o “pico” para com ele fazerem as camas para o gado.

No Pinhal do Rei pagava-se uma licença às terças-feiras para colher as ramadas secas dos pinheiros e às quintas-feiras para a apanha do “pico”, designação dada à caruma seca dos pinheiros.

Em pleno mundo rural, ensaiavam-se os primeiros passos para um sector terciário, onde os jovens mancebos que tinham tido a benesse de receber uma burra à nascença, depois de cumprido o serviço militar, passavam a trabalhar, furtando-se às agruras dos trabalhos do campo.

Eram os almocreves, os carreiros e os recoveiros que se tornaram famosos pelas suas viagens até Sesimbra e para Cacilhas.

Almocreves = homens que alugavam e conduziam animais de carga utilizados para o transporte de mercadorias.

Carreiros = Homens que dirigiam um carro de bois

Recoveiros = Homens que transportavam mercadorias, bagagens, mediante pagamento, utilizando animais de carga.

Etiquetas: , ,


Comments:
O que tenho aprendido e obrigado por este momento de cultura! Adorei!
 
Amigo, consigo estou sempre a aprender e depois, já dizia alguém com muita sabedoria que o burro, muito pouco tem de burro :) Bonita história. Bjs
 
ADOREI!!!!
Jinhos mil
 
Charneca de Caparica tem uma história bonita !Estive lendo num blog que os charnequenses querem juntar forças pra mudar Charneca de Caparica! acho que é eleição de presidente do concelho daí, algo assim.Aí, tome promessas!
Ganhar um burro como dote é meio hilário, hem Vicktor? melhor seria um cavalo que servisse pra belos passeios! apesar de que o burrico ajuda e muito nos trabalhos rurais.
Gosto sempre dos assuntos relacionados a sua Charneca.
Um abraço com afeto.
 
Querida Fatyly

Partilhar o que vamos sabendo e conhecendo é nosso objectivo primeiro desde que há mais de seis anos por cá começamos os "trabalhos oficinais".

E tanto que temos aprendido com quem nos visita...

Beijinhos.
 
Querida Sara

Citação perfeitamente verdadeira... quantas vezes me transportaram lá pelas terras do Oeste, terras de saloios. origem materna.

E sembre sabiam os caminhos a percorrer...

Beijinho.
 
Querida Maria Clarinda

Grato pelo teu sentir.

Boas férias.

Beijinho.
 
Querida Lis

É verdade, entre Setembro e Outubro em Portugal vão realizar-se dois actos eleitorais... para a Assembleia da República e para as Autarquia Locais - freguesia e concelhos...

É assunto em que, como deves calcular, também estou muito empenhado, simplesmente, nunca é tratado na Oficina das Ideias por não caber no seu "estatuto editorial" da primeira hora...

Obrigado pelo teu interesse acerca da Charneca de Caparica, uma simples povoação neste belo Portugal, mas sítio de muitas estórias e vivências.

Beijinho.
 
Obrigada pela partilha! Saio mais rica. Muitos beijos.
 
Gosto destas histórias de vida real do antigamente.
Um abraço
 
E ter um burro como dote era meio caminho andado para uma vida melhor.Pequenos comerciantes ambulantes, os almocreves levavam no dorso dos muares e asininos os produtos que abasteciam os povoados. Também serviam de mensageiros.

Bem-hajas!

Beijinhos
 
Querida Paula

São estórias da "minha" terra que faço tudo por preservar.

Beijinho.
 
Querida Elvira

O mesmo se passa comigo. É muito bom conversar com os mais velhos para a ir recolhendo.

Beijinhos.
 
Querida Isabel

É bem verdade. Nesses tempos seria o melhor dote que um filho poderia receber.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?