Partilhar
sábado, outubro 10, 2009

viagem ao douro internacional 2

o meu caderno de viagens
Pequenos apontamentos rabiscados num caderno de viagem e agora partilhados com os leitores. Os sítios, as gentes, os costumes e as curiosidades observados por quem gosta de viajar na procura das estórias que o Povo conta.




Bragança no coração da região de Alto Trás-os-Montes é o destino do primeiro dia de viagem, mas muito haverá ainda a percorrer, quer de autocarro quando à estrada nos fizermos, quer ainda a pé, quanto mais não fora para descermos a monumental escadaria cenográfica que estabelece a ligação entre o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e o centro da cidade de Lamego.



São 686 degraus, cuja descida mais fácil não é do que a subida, divididos em nove lances percorrendo capelas, estátuas, fontes e obeliscos. A sua construção ao mais puro estilo Rocaille iniciou-se nos finais do século XVIII, somente sendo concluída no advento do século XX. A partir de meio da escadaria já avistamos a magnífica Torre de Menagem do Castelo de Lamego.



Estrada fora, ficamos extasiados com o serpentear do rio Douro, do Douro Vinhateiro, magnífica paisagem de anfiteatros por socalcos construídos onde ainda verdejam as folhas das videiras, vindimadas que já foram há pouco. Na cidade de Mirandela nos quedamos por algum tempo, sempre curto para o muito que há que visitar. E ali nos refrescamos à beira do Rio Tua, ligado nas suas duas margens pela Ponte Velha, de traça romana, da era da Caladunum, romana cividade.



Se é estreita a ligação de Mirandela à comunidade judaica portuguesa, recordemos que as celebrizadas “alheiras de Mirandela” na sua origem não continham carne de porco, não o é menos a família dos Távora, donatários da cidade, até o Marquês de Pombal o querer, existindo por cá um belíssimo Palácio dos Távora.



Não quisemos deixar Mirandela sem refrescar as mãos na água cristalina da fonte monumental, homenagem às belas mulheres do Norte. Depois… agora sim, “a caminho de Bragança”!



O sol poente dá outro encanto às viagens. E sol poente com Lua Cheia nascente é o superlativo na recepção que Bragança, terras de sonho e encantamento, nos faz. Amanhã, depois da alvorada, vamos viajar no tempo, numa inesquecível visita ao Castelo de Bragança.

Etiquetas: , , ,


Comments:
Gosto desta nova maneira de descreveres as viagens.
bj
 
Mais um testemunho fantástico deste nosso Portugal e que bem que é feito. Parabéns e obrigado pela partilha. Bjs
 
Para não ser repetitiva subscrevo as palavras de Sara:)

Beijos
 
Viagem linda essa, fonte e paisagem do sol poente magnificas. Fico viajando no tempo com voce.
Lindas anotações, nao canso de dizer , parabéns.
 
Querida Lilá(s)

Grato pela tua opinião... estou a tentar alguma inovação e fico contente por saber que te agrada.

Beijinhos.
 
Querida Sara

Portugal é realmente um encanto... e com recantos de sonho... assim eu consiga transmitir o que sinto.

Um beijinho.
 
Querida Fatyly

Estou na procura, sempre, de melhorar.

Beijinhos.
 
Querida Lis

Vou tentar levar esta viagem até todos que me leem... Que eu consiga fazer-vos gostar como eu gostei no real...

Beijinhos.
 
Olá, novamente, Victor!

São assim as minhas visitas ao teu blogue. Esparsas mas com vários comentários de uma vez...

É bom ler sobre Lamego - uma das cidades portuguesas mais ricas historica e culturalmente, mas bastante discreta nos media nacionais. Mereceria um post só a ela dedicado. E provavelmente uma visita mais detalhada, que eventualmente não tiveste a oportunidade de realizar. Caso aqui voltes, não deixes de calcorrear a freguesia de Almacave, junto aos Castelo, e de subir à Serra das Meadas, donde terás duas vistas majestosas: uma sobre a cidade, a outra sobre o serpentear do Douro junto à Régua - esta, sem dúvida, uma das vistas de montanha mais bonitas de Portugal.

Um abraço,
Rui
 
Amigo Rui

Na verdade foi uma viagem "em passo de corrida", uma excursão organizada por uma amiga minha e tua colega de profissão, da qual procurei tirar o maior proveito mas realmente com os tempos muito apertados.

As tuas preciosas indicações vão ficar guardadas na minha agenda para uma nova visita, mais tranquila, que espero seja breve.

Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?