Partilhar
quarta-feira, novembro 25, 2009

água santa da fonte

As referências às águas minero-medicinais da Charneca de Caparica são muito antigas podendo ler-se menções à Fonte de Nª Sª da Rosa na “Corografia” (1706) e no “Aquilégio” (1726) como pertencente à cerca do convento do mesmo nome, da Ordem dos Religiosos de S. Paulo, que não estando determinada a data da sua construção, sabe-se ser já habitado por eremitas no ano de 1413.

Refere-se a “Corografia” nestes termos “Na cerca tem uma fonte com o nome de Nª Senhora da Rosa, cuja água é milagrosa e tem a virtude de curar a lepra”. A gente mais antiga ainda hoje lhe chama a “Fonte Santa”. A Fonte de Nª Sª da Rosa foi, igualmente, conhecida como Fonte do Esteiro ou Mina de Santa Luzia.




Há notícias de já no século XV, cerca do ano de 1413, aqui haver um convento com capacidade para 30 pessoas e habitado por eremitas.

A “Corografia” (1706 :318) refere: “Não consta do ano em que se fundou este convento, mas só sabemos que no ano de 1413, já era habitado por eremitas”. E a citada “Corografia” informa ainda: “foi tanta a devoção e amor, que tinham a este convento, que as mais qualificadas de sangue o elegeram para sua sepultura. A Capela-Mor que é de bastante arquitectura, é de D. Ana de Ataíde, que a mandou fazer para seu enterro, e de seu marido D. Jorge de Abranches, aonde os sepultaram no ano de 1575”.

Etiquetas: ,


Comments:
Contigo estou sempre a aprender qualquer coisa de interessante. Obrigado pela partilha. Bjs
 
Obrigada pelo texto , saber a história de um povo ou de um lugar é pra quem tem espírito snobre como o seu.E eu aprendo, meu mestre.
Beijinhos
 
Contada no local essa história tem mais encanto, é como um regresso ao passado.
bj
 
Querida Sara

Aprendemos sempre uns com os outros... sabes lá o que o Sr. João me ensinou...

Beijinhos.
 
Querida Lis

É bom partilhar o pouco que sabemos pois abrimos portas para sabermos cada vez mais.

Beijinhos.
 
Querida Lilá(s)

Sem dúvida alguma... tiveste também a oportunidade de ouvir as palavras sábias do sr. João.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?