Partilhar
segunda-feira, dezembro 07, 2009

um sonho de trinta anos.

No trabalho profissional surgiu, primeiro de forma ténue, depois impondo-se imperiosamente, a necessidade de dar corpo ao sonho de partilhar com os seus semelhantes as peças que com carinho havia ido recolhendo e preservando no decorrer do tempo.

Homem de muitas amizades no mundo rural, desde os grandes agricultores aos estudiosos do tema, governantes e políticos, foi na solidão dos seus tempos livres que construiu o que sempre sonhou. Porque nunca “vendeu” a sua alma, não teve os oportunistas apoios, mas realizou, eventualmente, trabalho único de pesquisa ao realizar uma galeria de todos os “ministros da agricultura” desde os primórdios da I República.



O fundador e proprietário do Museu Agrícola de Montemor-o-Novo
junto à galeria dos ministros da Agricultura



O Museu Agrícola de Montemor-o-Novo, considerado um dos mais belos do género em toda a Europa, é a realização do sonho de Isidoro Jeremias que desde 25 de Agosto de 2001 está publicamente patente, mostrando os milhares de máquinas e alfaias usadas no mundo rural desde 1850.

São alguns milhares de peças em excelente estado de conservação, com destaque para um conjunto de caldeira a vapor, com o respectivo fagulheiro que acciona uma debulhadora e uma enfardadeira todas construídas em ferro.



Uma “cadeia de produção” agrícola – caldeira de vapor, debulhadora, enfardadeira



Com uma área de exposição de cerca de 1.600 metros quadrados que se desenvolve em dois pisos e três salas alberga no seu interior um espólio constituído por diversos milhares de peças, com destaque para os tractores, alfaias, máquinas e utensílios de tracção animal, outros para uso pelos trabalhadores dos campos e um importante acervo de quadros e fotografias sobre a agricultura.



Vista geral do salão de exposição do primeiro piso




Museu Agrícola
Quinta da Casa Velha, Estrada Nacional 4
Montemor-o-Novo
Telefone: 351.266896222
E-mail: museu_agricola_montemor@hotmail.com

Etiquetas: ,


Comments:
excelente.

...eh pa! queres lá voltar e almoçamos uma açorda ali ao lado...
Pensa...
 
Caro Victor

Por uma açorada (especial) vou até ao fim do Mundo.

Um abraço.
 
Fantástico só não gosto de ver as fotos de todos os ministros da agricultura, porque há uns anos a esta parte...têm muito a desejar e não são dignos de fotos:)
 
Muito interessante que deve ser este museu. A debulhadora e enfardadeira assim de repente até me estava a parecer uma locomotiva.
 
Querida Fatyly

Quanto aos "cavalheiros" das fotografias tens toda a razão. Contudo é um interessante documento e mais, mostra o que pode alcançar a dedicação de um ser humano a algo que o empolga, neste caso, o coleccionismo de alfaias agrícolas.

Beijinhos.
 
Querida Milu

Merece na realidade uma visita.

Não admira a ideia da locomotiva que a imagem te trouxe pois o primeiro equipamento é efectivamente um equipamento gerador de vapor e que reboca tal ccomo uma locomotiva todo o restante equipamento.

Beijinhos.
 
Muito interessante. Já lá tenho passado várias vezes. Quem sabe um dia não paro para sentir o que aqui descreves. Bjs
 
Querida Sara

Vale mesmo uma visita. Eu próprio gostaria de lá voltar tal é a riqueza do Museu e a afabilidade do seu proprietário.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?