Partilhar
terça-feira, junho 08, 2010

os cabazeiros

Foi por certo para fugir à dureza do trabalho dos campos que alguém com mais imaginação e destreza manual se lançou na arte de fazer cabazes de canas entrançadas, que as havia muitas nos imensos canaviais da Charneca.

Este trabalho de artesão que se realizava no seio de um número reduzido de famílias charnequenses – a dos “Rego”, a dos “Talego” e poucas mais – ganhou dimensão significativa e importância no rendimento familiar quando os cabazes começaram a ser vendidos para Lisboa, para os laboratórios da indústria farmacêutica que os utilizavam como embalagem dos medicamentos para exportação.

Teve tamanha importância local que a empresa “Camionetes Piedense” que servia transportes públicos à população da Charneca com ligação a Cacilhas resolveu colocar depois de 1953 neste percurso o carro 29, uma Berliet carroçada em França e que dispunha de uma ampla bagageira no tejadilho adequada ao transporte dos cabazes.

Etiquetas: , ,


Comments:
Desconhecia até porque não nasci cá e muitas coisas vou sabendo pelo que leio e parte delas nesta tua biblioteca cultural. Obrigado!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?