Partilhar
quarta-feira, outubro 14, 2009

capa de honra

imagem que vale oitocentas palavras
É frequente ouvir dizer-se que uma imagem vale mais do que mil palavras. As imagens do “Olho de Lince” valem somente oitocentas pelo que há que as fazer acompanhar por um texto de duzentas



No Largo D. João III, em Miranda do Douro, o conjunto escultórico representando um homem e uma mulher trajando tipicamente mirandês serve de mote a escrevermos sobre a Capa de Honra. Usada pelos homens ricos do Planalto Mirandês, muitos estudiosos referem o seu uso pelos boieiros, como protecção do frio e da chuva e para nela se deitarem quando permaneciam longo tempo nas serranias com o gado.

A Capa de Honra é confeccionada com cerca de 10 metros de burel – tecido de lã pisoado – constituída por capa, sobrecapa e capuz.



A capa é comprida e ampla, cortada em viés, aberta na frente. A sobrecapa desce até à zona do cotovelo sendo toda bordada e pespontada terminando em franjas largas. O capuz, com capeto, inteiramente bordado, termina numa larga faixa, denominada Honra, cujo tamanho é representativo da riqueza e importância do utilizador. Esta também é bordada e pespontada, rematada com uma franja.

Supõe-se ter origem na capa de "Asperges" gótica, de raiz medieval de algum mosteiro Leonês. "Muito ornamentada de lavores nas bandas, gola – carapuça sui generis e rabicho que, por detrás, pende até meio dela, dando ao todo o aspecto de capa de asperges eclesiástica medieval”, como observa Trindade Coelho.

Etiquetas: , ,


Comments:
Gosto destas escultores porque eu olho e percebo o que vejo e não como muitas que por vezes digo..."que porcaria é esta?":)

Mas não sabia nada sobre a "capa de honra" e quando venho aqui saio sempre muito mais rica!

Beijos sinceros
 
Querida Fatyly

Esta escultura é realmente magnífica.

Tamanho natural, muito pormenores escultóricos.

A "capa de honra" ou "capa d honor" era assunto que há muito tentava documentar... tive a felicidade de obter esta e mais uma tantas fotografias.

Beijinhos.
 
Linda demais essa escultura.
Bom olho de lince tu tens , Vicktor!! e a maquininha que sua mae presenteou faz milagres que eu aprecio daqui.
Abrços amigo.
 
Querida Lis

Sem dúvida um belo conjunto escultórico em bronze e de um realismo maravilhoso.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?