Partilhar
segunda-feira, outubro 19, 2009

os caretos

As fronteiras entre países são linhas imaginárias, na maioria das vezes resultantes de lutas e de guerras, mais quilómetro para cá, mais quilómetro para lá, decidido pelos senhores do poder, sem atentar à vontade das gentes e, mais grave, sem considerar a cultura e tradição de um Povo. Não é de estranhar, pois, que as manifestações populares enraizadas nas tradições pagãs, primeiro, e depois assenhoreadas pelas religiões sejam nessas zonas, manifestações transfronteiriças.



É assim que falamos das Festas de Inverno em Trás-os-Montes e, igualmente, com o mesmo sentido e rituais, dos Mascarados de Invierno de la Provincia de Zamora. E das Festas dos Rapazes, das Festas dos Reis, de El Carnaval e de Los Cencerrones. São os designados “Caretos” na sua mais genuína representação popular.



As Festas de Inverno, associadas às máscaras, incluem rituais milenares transmitidos de geração em geração, assegurando o diálogo entre o presente e o passado e mantendo o espaço de um Povo, ignorando as fingidas fronteiras de conveniência.



Os deuses, os mafarricos, o Chocalheiro da Bemposta, a Festa do Menino e a Festa dos Belhos… e los Demonios de Villanuevade Valrojo. O encantamento feito de ingenuidade e de simplicidade, como simples é o Povo.





Visitem:
Museu Ibérico da Máscara e do Traje
Cidadela – Rua D. Fernão “o Bravo”, 24/26
Bragança
Telefone: 273 381 008

Etiquetas: , , ,


Comments:
Bom ter voce pra nos trazer um pouquinho desse Museu de Trás os Montes. Gosto dessa arte que traduz a simplicidade de um povo.
Valeu,Vicktor
Abraços
 
Querida Lis

Em toda essa pureza está a verdade das coisas...

Beijinhos.
 
Nada mais valioso que as "tradições populares" e temos tantas!

Gostei!
 
Mais um belo documento histórico e cultural. Assim, vale a pena. Bjs
 
Querida Fatyly

É bem verdade. Umas mais divulgadas do que outras. Os "caretos" não se podem queixar muito de falta de divulgação mas há outras...

Vamos continuar a procurar e a partilhar as "descobertas".

Beijinhos.
 
Querida Sara

Fico contente por achares isso desta modesta partilha.

Continuarei sempre a tentar melhorar. Quem me lê merece tudo.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?