Partilhar
segunda-feira, outubro 12, 2009

viagem ao douro internacional 3

o meu caderno de viagens
Pequenos apontamentos rabiscados num caderno de viagem e agora partilhados com os leitores. Os sítios, as gentes, os costumes e as curiosidades observados por quem gosta de viajar na procura das estórias que o Povo conta.




Um Castelo na margem do Rio Fervença

Noite dormida com tranquilidade, na protecção da argêntea Lua Plena, e alvorecer com o Sol a despontar sobre as serranias do Este, montanhas da Sanabria onde o castelhano se fala e as águas transparentes, cristalinas dos glaciares, formam lagoas que todo o ano se mantêm para o prazer dos visitantes em tempo de canícula.



Tal como aprazado ficou com antecedência, pusemo-nos ao caminho, que serpenteia monte arriba, até ao 700 metros acima do nível do mar, por entre verdejante arvoredo para visitarmos a castelo de Bragança o que melhor estado de conservação apresenta em Portugal.



A entrada é estreita como se impunha a uma praça-forte mesmo à beira do figadal inimigo, o rei de Leão e Castela.



Deixando os terrenos da barbacã entra-se na Praça de Armas, local de assentamento da artilharia e, onde a norte, se ergue magnífica Torre de Menagem, de forma quadrangular, com 17 metros de largura e 34 de altura, um bonito exemplar da arte gótica militar.



Ao fundo desta imagem pode ver-se a Torre da Princesa de que falaremos oportunamente. Nas curvas e nos recortes dos arcos ogivais e das ameias, que se caracterizam por terem os cantos burilados, se perdem os nossos sentidos maravilhados que ficam.



As frestas seteiras, para a guerra destinadas, não deixavam de evocar a cruz de Cristo e a Ordem Religiosa que ao tempo seriam os castelões, com efeitos seguros aquando das lutas com os Muçulmanos, já duvidosos seriam quando o inimigo era oriundo da raia da Galiza.



Fora da zona fortificada mas ainda no interior das muralhas exteriores o Domus Municipalis, que se julga ter servido de cisterna para guardar as águas da invernia é estruturalmente edifício ímpar na Península Ibérica.

Etiquetas: , , ,


Comments:
Lindas fotos ,Vicktor do
castelo e das entradas dos fortes, as frestas na pedra .
Feliz viagem e estamos acompnhando.
Abraços
 
És de facto um magnífico guia turístico:)

Gostei muito deste roteiro. Parabéns!
 
Querida Lis

A viagem real foi mais rápida do que a que aqui estou a publicar...

Não quero sobrecarregar quem me lê com tanto gosto com o mesmo tema seguido.

Vamos caminhando...

Beijinhos.
 
Querida Fatyly

É uma nova experiência de partilha do meu caderno de viagens.

Desejo que aprecies, pois também me está a sar muito prazer fazê-lo.

Beijinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?