Partilhar
domingo, outubro 18, 2009

vigem ao douro internacional 4

Uma Terra de dois falares


É uma terra diferente, gente hospitaleira na tradição transmontana, mas com um sublime sentir de quem se compreende numa língua que mais do que palavras de bonito soar, é cultura ancestral acumulada com afecto e transmitida com a arte de saber dizer. É um Povo cúmplice no seu dizer. Língua mirandesa. Lhéngua mirandesa.



Subimos até à zona histórica da cidade por avenida ladeada por canteiros de flores multicoloridas, percorrendo depois a rua do comércio onde é possível adquirir peças confeccionadas em burel, tecido grosseiro de lã, tradicional da região, até chegarmos ao Largo Dom João III e deliciarmo-nos com um interessante grupo escultórico, homem trajando “Capa de Honra” e mulher em traje de “ir ver a Deus”.



Já na Sé Catedral com um conjunto valioso de imagens religiosas a nossa atenção vai para o “Menino Jesus da Cartolinha”, hoje de verde trajado e de cartola preta.



A rua do comércio tradicional é cheia de interessantes pormenores arquitectónicos, sejam portais, janelas ou varandas como esta implantada no cunhal de um edifício



Praça-forte na defesa das linhas fronteiriças com o reino de Leão e Castela, Miranda do Douro esteve sempre sujeita a destruição e a cidadela é ainda hoje memória desses tempos conturbados



Vamos deixar a cidade de Miranda do Douro, mas não Terras de Miranda, pois iremos navegar durante algumas horas no Douro Internacional, desde o embarcadouro da Estação Biológica Internacional até à zona do Santuário Rupestre de São Mamede e à Rocha Redonda. Vamos partir de muito perto da Barragem de Miranda do Douro

Etiquetas: , ,


Comments:
Tudo isto é uma beleza!! E o Jorge Castro, na 5ª feira passada, brindou-nos com um poema em mirandês. Bonito de se ouvir...beijos.
 
Muito bom esse caderno de viagem! tem trazido maravilhas por esse lado de lá.
E vamos conhecendo essa terra que também amamos muito.
Abraços
 
Querida Paula

Ainda um dia irei estar presente numa dessas fabulossas sessões de poesia.

O mirandês é uma língua (lhengua) muito melodiosa, na verdade.

Beijinhos.
 
Querida Lis

Tem sido, também para mim, uma excelente experiência... já vai em 19 páginas de texto e imagens... para continuar.

Beijinhos.
 
Que maravilha de post e há anos que não vou a Miranda do Douro. Tudo me fascina por essas terras de Portugal e saber pormenores é super delicoso.

Hei-de sugerir o teu "nome/blogue" ao Clube Desportivo do meu trabalho para que sejas "Guia turístico" das várias excursões que fazem:) Nunca se sabe porque és simplesmente fantástico!

Saio daqui mais rica!

Beijos sinceros
 
Vivendo, conhecendo e aprendendo... uma delícia e testemunho. bjs
 
Querida Fatyly

O Olho de Lince gosta de fotografar pormenores e eu adoro viajar nos pormenores das gentes e dos sítios.

É esta simplicidade que gosto de partilhar e fico contente pelo teu reconhecimento.

Já tenho servido de "guia turístico" aqui a passeios para os idosos da Freguesia e gosto de os levar a ver sítios e a observar gentes que as excirsões normais ignoram...

Disposição para ajudar, sempre... conta comigo.

Beijinhos.
 
Querida Sara

Nesta partilha do que vou aprendendo me sinto muito bem...

Muito grato pelo teu reconhecimento.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?