Partilhar
quarta-feira, maio 26, 2010

amores reais (?) de bocage

elmano sadino
Apontamentos dos quereres e sentires do poeta de Setúbal, Manuel Maria de Barbosa du Bocage, na procura de uma verdade impossível de encontrar, o rumo da sua vida. Transcrição de sonetos e de poesias eróticas, burlescas e satíricas




Com a publicação das Rimas, Bocage tornou-se famoso, ao ponto de se relacionar com os filhos de Manuel Constâncio, cirurgião no Real Hospital de S. José, casa de quem passou a ser frequente visitante. Todos gostavam de poesia e Bocage, umas vezes triste e brusco, outras transbordando alegria era insinuante e fazia graça. Tudo correu bem até ao momento em que Bocage se adiantou com a Margaridinha, filha do cirurgião, o que levou a que o pai, com o apoio do confessor, a tratar de o afastar.

Bocage desabafa com Marília nas célebres Verdades Duras o princípio para de novo cair na alçada da Intendência e da Inquisição. Os amores e desamores de Bocage sempre conduzem a grandes tragédias.

Outra paixão de Bocage, que também se consegue ligar a uma identidade, sobrando sempre a dúvida entre o real e os desvarios do poeta é a Márcia dos Poemas. Terá sido Maria, filha mais velha do árcade António Bersane Leite que em tempos maus de dinheiros e saúde, recolheu em sua casa o poeta. Contudo, onde houvesse mulheres havia por certo sarilho com o poeta, mau partido e valdevinos.

Lá mais para o fim da sua vida, passou na vida de Bocage uma tal Amália enigmática, eventualmente uma outra filha de Bersane Leite, a Ana Perpétua.

Todas estas situações amorosas estão envolvidas em denso nevoeiro do conhecimento, pela falta de documentação e pelo desvario com que Bocage misturava a realidade com o sonho e os seus fantasmas. As dúvidas são tanto maiores quanto uma simetria nítida existe entre dois dos seus amores. À rivalidade dos manos Bocage com Gertrudes corresponderia a das manas Bersane com Bocage. Esta simetria era na verdade muito ao gosto literário da época.

A vida de Bocage é então atravessada por uma série de mortes de amigos e de conhecidos, duma pequena sobrinha e de outros familiares. A fatalidade volta aos versos de Bocage e este aproxima-se do “nada”. Tudo é pobre à sua volta, livros e restos de comida vivem em comunhão. Ah Bocage, Bocage...


Soneto 53

Tenta em vão temerária conjectura
Sondar o abismo do invisível Fado,
Que, de umbrosos mistérios enlutado,
Some aos olhos mortais a luz futura.

Presumia (ai de mim!) vendo a ternura
Daquela, que me trouxe enfeitiçado,
Presumia que Amor tinha guardado
Nos braços do meu Bem minha ventura.

Ó Terra! Ó Céu! Mentiram-me os brilhantes
Olhos seus, onde achei suave abrigo:
Quão fáceis de enganar são os Amantes!

Humanos, que seguis as leis, que sigo,
Vós, corações, que ao meu sois semelhantes,
Ah! Comigo aprendei, chorai comigo.



O que já foi publicado na Oficina das Ideias sobre Bocage:
Elmano Sadino
O Homem e o Poeta
Regresso à Vadiagem de Lisboa
Os Alvores da Nova Arcádia
As Sátiras de Elmano Sadino
Bocage no Degredo
Caminho da Libertação
Enfim livre!
Esta Liberdade não desejava Bocage
Na Glória da Controvérsia

Etiquetas: , , ,


Comments:
Bocage o poeta que deu origem a muitas anedotas, devidas à sua irreverência...O poeta do povo!
Abracinho
 
Vou aprendo mais sobre a vida "misteriosa" de um dos meus poetas favoritos do antigamente:):):) porque hoje há tantos e tantos e nada valorizados.

ADOREI!!!!
 
Simpatizo com ele, com as suas histórias com a sua poesia, engraçadas por vezes as confusões em que aparecia envolvido...e por aqui sempre vou aprendendo algo da sua vida.
Bjs
 
Querida Maria Teresa

Mas sabes que muitas das anedotas colocam Bocage como protagonista sem que ele algo tenha a ver com isso...

Na minha juventude havia um livrinho "Anedotas de Bocage" em que somente o seu nome era utilizado para parodiar as mais diversas situações.

Beijinhos.
 
Querida Fatyly

Tenho também procurado saber mais da vida deste poeta que tanto aprecio... e dá-me gosto partilhar o que vou encontrando.

Beijinhos.
 
Querida Lilá(s)

Quanto à aprendizagem de que falas o mesmo acontece comigo... sou sempre surpreendido com novas estórias da vida de Bocage.

Poeta maior, sem dúvida.

Beijinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?