Partilhar
sábado, setembro 27, 2008

na senda do "tempo de pedra" 5

na senda do “Tempo de Pedra”
O adro da igreja é o centro do universo nas pequenas aldeias. Lugar de conversa, de passar notícias e de aumentar um ponto a um conto, é sítio de mercar a jorna e de adquirir alguns pertences. É no adro da igreja que o tempo passa. Para contar o tempo que passa e para marcar o ritmo da vida existe o relógio de sol à vista de todo o Povo.


na Igreja de Santo Isidoro, Santo Isidoro - Mafra

Templo construído no século XVI na traça arquitectónica manuelina e barroca, é precedida de um alpendre como se encontra com frequência em igrejas e capelas dos concelhos de Sintra e de Mafra. No adro da igreja, nesse centro do universo local, está implantado um cruzeiro do século XVIII. Tem uma única torre sineira encimada por um interessante cata-vento.


Sobre o alpendre que precede a igreja encontra-se um relógio de sol colocado numa peanha em pedra, da mesma pedra em que o relógio foi esculpido com desenho estilo barroco. É visível de todo o adro frontal à igreja e mesmo a partir do seu exterior.


O relógio de sol é constituído por um mostrador do tipo vertical talhado em pedra, com o gnómon em ferro e as marcações horárias são gravadas em numeração árabe. Tem como data de colocação 1738.




Para saber mais:
As Sombras do Tempo
Wikipédia
Observatório dos Relógios Históricos de Lisboa
Relógios de Sol, de Nuno Crato, Suzana Metello de Nápoles e Fernando Correia de Oliveira – edição CTTCorreios
Guia do Concelho de Mafra


“Tempo de Pedra” anteriores:
na Igreja de S. João Degolado, Terrugem, Sintra
na Igreja de S. João Baptista, S. João das Lampas, Sintra
na Capela de Santo António, Carvoeira, Mafra
na Ermida de Nª Sª do Ó, Carvoeira, Mafra

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?